Produções independentes encontram seu espaço no Cine Chinelo NoPE, festival de vídeos ao ar livre e sem curadoria, que acontece na Rua da Alfândega, Bairro do Recife, nos dias 28, 29 e 30 de novembro. Em sua 14ª edição e com um dia a mais do que nos anos anteriores, agora o evento conta com sessão especial (28) para vídeos enviados via correspondência, possibilitando a participação de outros estados na mostra. Um total de 25 produções de nove estados brasileiros serão exibidas na quinta-feira. Nos dias seguintes, o festival segue seu formato tradicional e exibe vídeos de até 20 minutos que forem levados presencialmente, das 17h às 20h, para o Bar Recanto da Moeda (Bar do João). A exibição, de participação e entrada gratuita, totaliza 150 minutos e prioriza a ordem de chegada.
As apresentações musicais, que acontecem todos os dias após as sessões, receberão intervenções artísticas do ilustrador e roterista Rodrigo Acioli, que projetará desenhos livres na tela do Cine Chinelo. Focando em bandas de cárater experimental, na quinta-feira (28) o evento traz a dançante Abeokuta Afrobeat, que mistura ritmos africanos à roupagem popular da música pernambucana. Com a promessa de improviso e com participação da cantora Isaar, o Trio Abubado (Buguinha Dub, Bactéria e Deco) se apresenta na segunda noite do festival (29). Fechando o evento, no sábado (30), Lucas e Orquestra dos Prazeres são seguidos por Adiel Luna e Coco Camará.
Com transmissão ao vivo pela internet, o festival recebe ainda ensaio aberto da peça “h(EU)stória – o tempo em transe”, com os atores Márcio Fecher e Júnior Aguiar, às 18h, que trata de amor, revolução, desilusões e cinema através de leitura da relação do cineasta Glauber Rocha com Pernambuco. No dia 29, às 17h, o jornalista Nelson Sampaio lança seu livro “Ary: um bandeirante do Cinema Brasileiro”, publicação com fotografias raras e documentos inéditos sobre um dos maiores normes do cinema mudo pernambucano.
Neste ano o Cine Chinelo conta ainda com uma comissão de jurados formados por representantes de cineclubes recifenses (Cine Bomba, Cultura e Comunidade; Cineclube LECgeo; Cine Direto) que irão eleger, entre os filme exibidos nos três dias, o “Melhor Filme Para Reflexão”.
Serviço:
XIV Cine Chinelo NoPE
Quando: Dia 28, 29 e 30 de novembro
Onde: Rua da Alfândega, Recife Antigo
Quanto: Entrada e inscrição são gratuitas
Programação: http://www.cinechinelonope.com.br/
Fonte: Revista Continente