quarta-feira, 17 de abril de 2013

Assuntos:

Frevo sobe o morro da Mangueira no Rio de Janeiro

Social



Samba e frevo juntos, em nome da preservação e difusão dos ritmos. Através do projeto Frevando no Centro Cultural Cartola, o Clube de Boneco Seu Malaquias leva para o Rio de Janeiro uma ação que une o debate sobre as políticas de preservação do Frevo, Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, e a divulgação do passo, através de oficinas de dança. A iniciativa será realizada entre os dias 19 e 21 de abril, no Centro Cultural Cartola, bairro da Mangueira.

O projeto, realizado com apoio do Ministério da Cultura, através do Edital de Intercâmbio e Difusão Cultural, e da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura, terá a participação de 25 pessoas do clube carnavalesco, entre músicos e passistas, além do boneco gigante, que também será levado para o encontro. Nos dias 19 e 20, pela manhã, o maestro e professor Nilton Caivano conduzirá as conversas, explicando o processo de candidatura do Frevo a Patrimônio da Humanidade, junto à Unesco. À tarde acontecem os workshops de dança, que irão introduzir o passo característico do frevo. No domingo, 21 de abril, o encerramento do projeto será marcado por um arrastão de frevo, que sairá do Centro Cultural Cartola, pela Avenida Visconde de Niterói, em direção à quadra da Escola de Samba da Mangueira.

Tanto as matrizes de samba, no Rio de Janeiro, como o frevo, no Recife, são registrados como patrimônios culturais do Brasil, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Após a vivência no Rio de Janeiro, será a vez do Centro Cultural Cartola vir ao Recife, apresentar suas experiências em prol da preservação da expressão artística e cultural.


Fonte: Prefeitura do Recife 

Romero.Ricardo

0 comentários:

Postar um comentário