sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Assuntos:

Turistas, bem-vindos ao carnaval do Recife

Social

O turista que aportar no Recife para brincar carnaval terá uma série de serviços à sua disposição. Começa na recepção no Terminal Integrado de Passageiros (TIP) e no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre, com orquestras, passistas de frevo e blocos líricos fazendo as honras da casa entre os dias 1º e 17 de fevereiro. No TIP, a festa de chegada vai do dia 8 ao dia 10, das 8h às 14h. Já no Aeroporto, o receptivo tem início no dia 1º e segue até o dia 10, das 10h às 22h. O serviço retorna na quarta-feira de cinzas (13) e vai até o domingo (17), das 11h às 19h, para saudar os foliões também na despedida.



informe-se

Uma vez na cidade, os Centros de Atendimento ao Turista (CAT) estão prontos para atender o visitante. Em pontos estratégicos da capital, os CAT irão distribuir panfletos com a programação, mapas e folders sobre o Recife. No quiosque do Bairro do Recife (F.: (81) 3355-3402), localizado na Praça do Arsenal da Marinha, o horário de funcionamento é das 9h às 22h30. No Centro do Parque Dona Lindu (F.: (81) 3355-9844), em Boa Viagem, o atendimento vai das 9h às 21h. No Mercado de São José (F.: (81) 3355-3022), no bairro homônimo, vai das 7h às 12h. No Pátio de São Pedro (F.: (81) 3355-3310), o atendimento segue noite adentro, das 16h à 00h. No CAT de Boa Viagem (F.: (81) 3182-8299), vai das 8h às 20h. No TIP (F.: (81) 3182-8298), das 7h às 19h. E no Aeroporto (F.: (81) 3182-8298), funciona 24h.

Além das informações divulgadas pelo CAT, o turista pode baixar o aplicativo Carnaval Recife 2013 e ter todas a programação da festa de Momo no seu smartphone. O software é gratuito e oferece listas de restaurantes, hotéis, táxis, telefones úteis, programação carnavalesca e mapa dos polos de carnaval. Em tempo: o aplicativo está integrado ao Facebook.

Dominando a programação, o folião terá, também, a chance de opinar sobre o carnaval do Recife. Serão 800 questionários para avaliar a satisfação de turistas e recifenses com a festa e o impacto do carnaval na economia da cidade. A ideia, ainda, é mapear em que locais os visitantes vão se hospedar. Os questionários, a serem realizados da sexta-feira (8) até a terça de carnaval (12), serão aplicados em seis dos principais polos, além dos hotéis do Recife. Depois da folia, uma segunda pesquisa irá verificar qual o impacto na economia popular com a geração de empregos temporários e vendas de produtos e serviços proporcionados pelo carnaval. A margem de erro do resultado deve girar em torno de 3%.

Na Central

Já nesta sexta-feira (1º), começa a funcionar no Marco Zero um espaço dedicado ao folião: a Central do Carnaval, que contará com uma praça de alimentação, estúdio de maquiagem e penteados afro, customização de roupas, recreação infantil, fantasias e adereços carnavalescos, entre outros serviços. Durante a semana pré-carnavalesca, do dia 1º ao dia 7, a Central vai funcionar das 16h às 22h, e nos cinco dias de carnaval, do dia 8 ao dia 12, das 16h à 00h.

Quanto à gastronomia, será montado uma Arena Gastronômica, com apoio da Abrasel-PE, que contará com nove operações gastronômicas. A capacidade do local é para mil pessoas. Os serviços seguirão até às 3h da madrugada. No espaço infantil, cama elástica, boliche, mini-camarim, jogos, pinturas, basquete, piscina de bolas e pula-pula devem entreter as crianças de 2 a 10 anos, sob supervisão de recreadores e monitores capacitados.

Confira a lista dos serviços disponíveis na Central do Carnaval:

1. Coleta seletiva de latinhas: espaço destinado à reciclagem de latinhas de alumínio.

2. Informações turísticas: local onde os recifenses e turistas terão acesso a informações sobre a cidade e sua cultura, além da programação do carnaval 2013.

3. Achados e perdidos: espaço para recebimento e devolução de documentos e objetos perdidos durante o carnaval.

4."Cuide-se", não brinque sem camisinha: estande reservado para a campanha de DST/AIDS.

5. Prodarte: local onde artesãos cadastrados no programa, ligado à secretaria de Desenvolvimento Econômico, comercializam fantasias e adereços. 

6. Fraldário: com artigos de higiene e fraldas para bebês.

7. Loja da grife do carnaval: no local, o folião tem a oportunidade de comprar produtos com a marca e a decoração do carnaval do Recife, estampada em variadas peças.

8. Venda de CDs e DVDs: é um estande de comercialização de CDs da cena pernambucana.

9. Foto na Hora: é um espaço em que foliões e turistas podem levar um registro da sua passagem pelo carnaval.

10. Estande de Beleza: espaço para produções de maquiagens, penteados afros e tatuagens.

11. Customização: espaço para a produção de fantasias e adereços.

12. Arena Gastronômica: em parceria com a Abrasel, bares e restaurantes tradicionais do Recife irão repor as energias dos foliões.

13. Atendimento às mulheres: a secretaria Especial da Mulher deslocará técnicas para atender a população feminina.

14. Orientação jurídica: durante o período do carnaval, a SDHSC oferecerá o serviço de orientação jurídica para vítimas de casos de violações em direitos humanos, preenchimento e emissão do Boletim de Ocorrência, por meio do sistema da Delegacia pela Internet, destinado a casos de roubo, furto e extravio de documentos.

15. Coleta seletiva: uma equipe atuará em uma das salas da Central do Carnaval, no Marco Zero. Lá, os agentes ambientais disponibilizarão panfletos, cartilhas e orientações para ensinar a separação correta dos recicláveis (papel, plástico, metal e vidro).

16. Atendimento à imprensa: este serviço terá acesso restrito aos profissionais que trabalharão na cobertura do evento. Serão disponibilizadas sala com computadores e áreas para produção de reportagens para TV, rádio e internet.

17. Espaço de lazer infantil: espaço dedicado às crianças, com brinquedos infantis.

Fonte: Pernambuco.com 

Foto: Paulo Paiva

0 comentários:

Postar um comentário