quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Assuntos: , , , , ,

Cinema de Guerrilha - a história do cineasta pernambucano Lula Magalhães

Social
O VIVA traz hoje uma matéria com a trajetória do cineasta pernambucano Lula Magalhães, fazendo uma viagem por sua história atrelada ao seu trabalho.
Luiz Eduardo da Silva Costa Magalhães, ou Lula Magalhães, nasceu na cidade de Recife - PE, em 08 de julho de 1984. Criado na cidade de Catende, zona da mata sul do estado, sempre sonhou em ser cineasta, desde que se apaixonou por filmes de terror ao ver Drácula de Bram Stoker de Francis Ford Coppola. “Quando vi aquela poesia romântica e ao mesmo tempo maldita em forma de imagem do Mestre Coppola, sabia que um dia iria trabalhar com cinema” confessa o diretor.
Em 2005 mudou-se para Recife, onde concluiu os estudos em Administração de Empresas e virou professor universitário. “Sempre gostei de sala de aula. Sempre gostei de ensinar. Para mim sempre foi um espaço de passar e colher conhecimento. Me formei em Administração, que também acho uma área fantástica e me ajuda muito na organização de produção dos filmes. A profissão também me ajudou a financiar os meus primeiros trabalhos”.
Em 2013, Magalhães começou a pré-produção do seu primeiro trabalho “Mandala Night Club”, uma história visceral sobre um serial-killer psicótico que se envolvia de forma violenta com garotas de programa. O laboratório de preparação de elenco durou cerca de 3 meses e foi coordenado pelo experiente ator e diretor de teatro Jorge Feo. “Para mim foi um desafio. Não sou fã de terror, mas as histórias do Lula são desafiantes justamente por mexer com algo mais sombrio e bizarro. Algo que vai muito além do bom ou do ruim. Algo mais ligado ao sentir” confessou Feo durante as filmagens que ocorreram em dezembro de 2013 e janeiro de 2014.
O filme foi rodado num galpão localizado na Avenida Recife e na casa do próprio cineasta, localizada no bairro da Imbiribeira. O elenco contou com atores recifenses, entre eles Jennyfer Caldas, experiente atriz e bailarina que atuou nos premiados “Amor Plástico e Barulho” de Renata Pinheiro e “Tatuagem” de Hilton Lacerda; o ator e estudante de cinema Diogo Testa, que deu vida ao vilão do film; a atriz e bailarina Lilli Rocha, que faz uma emblemática e marcante atuação no filme e a atriz e jornalista Luciana França, que interpreta uma prostituta com problemas mentais e é um dos eixos centrais da trama do filme.
Diogo Testa vive Ciro, um personagem atormentado em “Mandala Night Club”
***
Em cena: os atores Diogo Testa e Anaterra Veloso em “Mandala Night Club”
***
O curta foi escolhido para exibição no Grotesc O Vision, mostra de filmes de terror que ocorre anualmente em Curitiba, no Paraná. Também foi selecionado para o Cine de Bordas do Itaú Cultural em São Paulo e recentemente estará na competição oficial do Festival de Cinema do Boca do Inferno, o maior site brasileiro de filmes de terror e ficção científica que ocorrerá nos dias 28 e 29 de novembro em São Paulo.

Bastidores das gravações de “Mandala Night Club”: Lula com o diretor de fotografia Victor Giovanni, a atriz Anaterra Veloso e o desenhista de som Roberto Kramer revisando um take
***
Mostra Internacional Grotesc O Vision em Curitiba – PR onde o “Mandala Night Club” foi exibido. Na foto junto com Magalhães, estão os cineastas Guilherme Soares Zanella, Joel Caetano e Helvécio Cotias Parente
Mostra Internacional Grotesc O Vision em Curitiba – PR onde o “Mandala Night Club” foi exibido. Na foto junto com Magalhães, estão os cineastas Guilherme Soares Zanella, Joel Caetano e Helvécio Cotias Parente
***
Equipe reunida na première do “Mandala Night Club” 
***

----------------------------------------

Um mês depois de rodar “Mandala Night Club” foi a vez de Lula emplacar a pré-produção e filmagens de “Invasor”, uma história que mistura ficção científica e horror. Na época, Lula estava morando em Caruaru, cidade que ele até hoje morre de amores. “Caruaru para mim foi um bálsamo de sossego. Morei 2 anos nesta linda cidade e confesso que morro de vontade de voltar a morar lá. Foram bons tempos” desabafa o cineasta, isto fez com que a maioria das cenas fossem rodadas no agreste do estado. VER TEASER
Desta vez, o cineasta decidiu trazer pessoas de outros estados para atuarem como a premiada atriz baiana Lis Luciddi; a atriz carioca Daniela Guaraná que participou de produções cômicas da Globo Filmes como “E aí, comeu?”; a atriz pernambucana radicada em São Paulo, Gabriela Amarela, que fez a novela “Chiquititas” no SBT e participou de produções na HBO. O elenco ainda contou com o veterano ator pernambucano Ithamar Gonçalves, que fez “A Luneta do Tempo” de Alceu Valença e o recente “Soledad” dos cineastas Daniel Bandeira, Flávia Vilela e Joana GatisAtuaram no filme ainda os atores Márcia Lima e Bruno Alves.
As atrizes Lis Luciddi e Daniela Guaraná vivendo duas sádicas torturadoras
***
Novamente a equipe técnica do “Mandala Night Club” estava de volta no “Invasor”, Jorge Feo voltou a preparação de elenco e também assinou a co-produção. “O tempo foi curto entre uma produção e outra, mas tínhamos a energia de uma equipe muito pilhada e centrada. Um clima de família mesmo” afirmou Feo. O filme contou com a direção de fotografia primorosa da dupla responsável pelo “Mandala Night Club” Victor Giovanni e Bruno Cabús. “Trabalhar com Lula e fazer este cinema com tanta garra e vontade é para mim uma satisfação maravilhosa” desabafa Bruno Cabús, experiente fotógrafo capixaba radicalizado em Pernambuco.

“Invasor” conta a história de um cientista meio maluco (Gonçalves) que sequestra o corpo de uma mulher (Amarela) que foi violentada e assassinada pelo namorado (Alves). A ideia surreal é ressuscitar o corpo por meio de artifícios tecnológicos, enquanto o assassino permanece em cativeiro torturado por três figuras femininas altamente sádicas (Lima, Guaraná e Luciddi). “A ideia sempre foi discutir o papel da tecnologia em nossas vidas, mas de uma forma exagerada e invasiva. Até que ponto a tecnologia pode resolver questões tão naturais para os seres-vivos como a morte? Não acredito que dominamos a tecnologia, apenas exercemos uma mínima influência sobre ela” diz Magalhães. 

“Invasor” está na competição oficial do Zinema Zombie Fest em Bogotá na Colômbia. Recentemente, também foi selecionado para a mostra sangue puro no Festival de Cinema de Caruaru que ocorrerá no dia 06 de novembro e contará com a presença de Magalhães e parte da equipe do filme. 

A personagem vivida por Gabriela Amarela recebendo intervenção cirúrgica pós-morte
****
Parceria que rendeu bons frutos: Jorge Feo e Lula Magalhães
****

Gravações de “Invasor”: Lula com o assistente de direção Rafael Dantas e o continuísta Wagner de Farias
****

Preparação de elenco de “Invasor”: família cinematográfica que gera qualidade e talento nas gravações
----------------------------------------

Atualmente, Magalhães mora em São Paulo onde está finalizando seu primeiro longa-metragem “Passagem pelas Trevas”, um filme que aborda temas mais fantasiosos como o universo das bruxas e zumbis. “Para mim está sendo muito gratificante trabalhar aqui em São Paulo com uma equipe super profissional e maravilhosa com um tema como bruxaria e zumbinismo que está muito em alta” afirma Lula. 

O projeto está sendo patrocinado pelo SECOM – Sindicato dos Comerciários de Itu e região, através do seu Presidente Luciano Ribeiro e do Vereador da cidade de Itu Giva Soares. As filmagens passaram pela cidade de Itu, São Paulo e serão finalizadas na cidade de Mairiporã, com o apoio local do Vereador Rafael Tadeu Martin e da Secretaria de Turismo com os apoios de Jorge Chama e Fernando Brandão.

O filme tem previsão de estar pronto em meados de fevereiro. Mas os projetos em Pernambuco continuam. O cineasta já está fazendo seleção para o seu próximo curta-metragem com atores pernambucanos neste mês de novembro. “É importante produzir em outros estados, mas mais importante ainda trabalhar na sua terra valorizando suas raízes”, finaliza o realizador.
Cartaz do “Passagem pelas Trevas”, primeiro longa-metragem de Lula Magalhães


CONTATOS LULA MAGALHÃES
Facebook: Lula Magalhães
Instagram: @lulamagalhaes1984
lulamagalhaes1984@hotmail.com

*****      *****      *****      *****      *****      *****      *****      *****
Enviar para GRUPOS ou AMIGOS no Facebook:



*****      *****      *****      *****      *****      *****      *****      *****

*****      *****      *****      *****      *****      *****      *****      *****

O Grupo VIVA - Comunicação, Cultura e Turismo, cumpre sua missão de fomentar a divulgação do turismo e cultura pernambucana. Temos o imenso prazer de contribuir para a propagação e divulgação das expressões culturais, artísticas, sociais, eventos e Turísticas do nosso estado.


Se você tem alguma pauta, envie para o email:
antonio.neto@vivapeturismo.com / 81 98849-4010
ou
romero.ricardo@vivapeturismo.com / 81 98573-8414




*****      *****      *****      *****      *****      *****      *****      *****

Grupo VIVA - Comunicação, Cultura e Turismo


Blog: VIVA PERNAMBUCO TURISMO (Mais de 350mil acessos)

Twitter: #VIVAPETURISMO
Instagram: @VIVAPETURISMO

Equipe VIVA: Antônio Neto (Coordenação Geral) | Romero Araújo (Gerente de Conteúdo) | Jorge Luiz (Gerente de Marketing) | Elisane Pereira (Gerente de Projetos)

0 comentários:

Postar um comentário