Os futuros usuários do TI Tancredo Neves poderão até perder algumas linhas diretas de suas comunidades para o Centro do Recife, sendo obrigados a fazer o transbordo (quando o passageiro tem que mudar de veículos para seguir viagem), o que a maioria das pessoas odeia. Mas, por outro lado, poderão usufruir dos novos trens do metrô, em operação desde o mês passado. As composições estão rodando na Linha Sul. Por enquanto, são apenas duas e uma terceira deverá começar a operar na segunda-feira (22/4), primeiro dia útil depois da abertura do TI Tancredo Neves.
Os novos trens representam um salto de qualidade no sistema. É como se, de fato, passássemos da água para o vinho. As principais vantagens dos novos trens são a ligação entre os vagões, permitindo que os usuários se distribuam melhor nos carros, o ar-condicionado de fábrica (mais resistente às quebras), um circuito moderno de TV, comunicação direta com o operador (maquinista) para ser usada em necessidades, mais assentos para passageiros especiais, incluindo os obesos, espaço exclusivo de cadeirantes e a possibilidade de o usuário abrir a porta do trem pela qual pretende acessá-lo.
Sob a ótica do avanço tecnológico, o novo metrô é ainda melhor. Tem capacidade de aceleração e frenagem, o que faz com que a viagem fique mais rápida, possui freio ABS, que regenera energia, ou seja, tem um dispositivo mecânico que, no momento da frenagem, joga a energia para a rede e a reutiliza.
Fonte: Jc online