terça-feira, 24 de maio de 2016

Assuntos: , , ,

LULA MAGALHÃES: UM ARTISTA PROLÍFICO E MULTIFACETADO

Social
Lula Magalhães vai escrevendo aos poucos seu nome como principal realizador do chamado cinema de bordas em Pernambuco.
Lula Magalhães por Fernando Galvão

Já são quase 6 horas da manhã. A equipe está cansada, mas ainda carrega um sorriso no rosto e uma certeza: tudo o que está sendo feito aqui está valendo a pena.
Estamos no set de "Mandala Night Club" (PE/2014) com Lula Magalhães andando pra lá e pra cá com um bolo na mão e tentando reunir a turma para um discurso de finalização dos trabalhos. Depois de rápidas palavras, alguém da equipe tasca o bolo em Magalhães e todos acabam se lambuzando no final. Os bastidores de um filme de terror se transformam em uma festa a moda do cinema pastelão. "É esta energia que gosto de ver nos meus sets. Muito cansaço, mas a sensação de dever cumprido com muita alegria no peito", afirma o diretor de 31 anos que nasceu no Recife, mas passou boa parte de sua vida em Catende, pequena cidade localizada na zona da mata sul do estado. Em meio às despedidas no último dia de gravação do "Mandala Night Club", Magalhães soltou pra alguém: "daqui a 1 mês vamos gravar outro", este alguém disse: "você tá louco Lula, só pode estar de brincadeira". Pelo menos brincando ele não estava, porque 1 mês depois, Lula estava rodando "Invasor" (PE/2014), filme que já passou por diversos festivais nacionais e internacionais e é um dos selecionados do FANTASPOA, maior festival de horror e fantasia da América Latina, que acontece na cidade de Porto Alegre - RS agora em maio.

As arizes Jennyfer Caldas e Luciana França no filme "Mandala Night Club" por Victor Giovanni

Lula tem vários projetos no gatilho, está rodando atualmente "O Pequeno Baú", primeiro capítulo de uma trilogia sobre o universo da bruxaria. Os cenários estão sendo montados na garagem da casa dele, onde a produção se esmera para dá vida a trama em três cenários com uma atmosfera quase teatral. Magalhães deu poucos detalhes da história que trás no elenco as atrizes Mônica Rodrigues e Ju Menezes, atualmente as duas estão em cartaz na peça "Qual o nome do suco?" do Coletivo Casa Torta. Também está no no elenco a atriz Thais Botelho, que já trabalhou com Lula em outras produções. Logo depois, emplaca "Filhas do Rei", sobre a relação de duas garotas de programa com um poderoso criminoso local. Novamente em parceria com o talentoso preparador de elenco Jorge Feo, o filme trás no elenco Vinícius Barros que atuou recentemente na versão cinematográfica de "Recife Assombrado", Larissa Leão, também atriz do Coletivo Casa Corta e os veteranos Ithamar Gonçalves e Márcia Lima que protagonizaram "Invasor".

As atrizes Daniela Guaraná e Lis Luciddi em cena de "Invasor" por Bruno Cabús

A versatilidade em contar histórias de gêneros tão distintos não é o único atributo do cineasta. Lula tem se dedicado à fotografia com muita vontade e luta. Seu ensaio "Registros Cristalizados" vem arrancando elogios de modelos e fotógrafos no Brasil. As fotos podem ser conferidas na página do tumblr dele. Em breve mais ensaios virão por aí.

As modelos Joyce Gonçalves, Rafaelly Rodrigues, Vitória Lima e Juliane Ramos posando para as lentes de Lula Magalhães no ensaio fotográfico "Registros Cristalizados"

Perguntamos a Magalhães quem são suas fontes de inspiração e quais artistas contemporâneos ele admira. Sem pensar muito, ele dispara nomes como Poe, Lovecraft, Polidori, Ossenfelder e Cliver Barker como riquíssimas fontes de inspiração. Diretores como o capixaba Rodrigo Aragão, o paulista Joel Caetano, o mineiro Ivo Costa, os escritores M.R. Terci e Ariane de Melo e o historiador de horror jundiaiense Carlos Primati são grandes exemplos de inspirações atuais para o diretor. Por fim, ele mencionou o cineasta pernambucano Leo Tabosa, diretor do maravilhoso "Tubarão" e  também o jovem e talentoso diretor de fotografia alagoano e radicado em São Paulo, Luan Cardoso, o diretor de arte santista Gustavo Musteikis e a visionária maquiadora guarulhense Alice Martins, parceiros de Lula no filme "Passagem pelas Trevas" (SP/2015) que está em pós-produção, como irmãos e inspirações na arte e na vida.

As atrizes Mônica Rodrigues, Ju e Menezes e Thaís Botelho no novo trabalho de Magalhães "O Pequeno Baú"

******

Acesse o tumblr de Lula Magalhães no endereço: magalha1984.tumblr.com

Veja os trailers dos filmes "Mandala Night Club" e "Invasor":


*****      *****      *****      *****      *****      *****      *****      *****

*****      *****      *****      *****      *****      *****      *****      *****

O Grupo VIVA - Comunicação, Cultura e Turismo, cumpre sua missão de fomentar a divulgação do turismo e cultura pernambucana. Temos o imenso prazer de contribuir para a propagação e divulgação das expressões culturais, artísticas, sociais, eventos e Turísticas do nosso estado.


Se você tem alguma pauta, envie para o email:
antonio.neto@vivapeturismo.com / 81 98849-4010
ou
romero.ricardo@vivapeturismo.com / 81 98573-8414




*****      *****      *****      *****      *****      *****      *****      *****

Grupo VIVA - Comunicação, Cultura e Turismo


Blog: VIVA PERNAMBUCO TURISMO (Mais de 350mil acessos)

Twitter: #VIVAPETURISMO
Instagram: @VIVAPETURISMO

Equipe VIVA: Antônio Neto (Coordenação Geral) | Romero Araújo (Gerente de Conteúdo) | Jorge Luiz (Gerente de Marketing) | Elisane Pereira (Gerente de Projetos)

0 comentários:

Postar um comentário