segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Assuntos:

RETROSPECTIVA 2013 - TURISMO PERNAMBUCO

Social
Em linhas gerais, o Turismo pernambucano teve um ano expressivo. Com mudanças importantes na gestão, assim como o incremento de projetos que somaram, atraíram e trarão bastantes turistas para o estado. 2014 pretende ser um ano de números ainda mais expressivos, com a Copa do Mundo e a continuidade do trabalho realizado nos últimos anos e o iniciado em 2013 pela Empetur, Secretaria de Turismo de Pernambuco e Secretaria de Turismo e Lazer do Recife.

Na capital pernambucana, Recife, o novo secretário de turismo (Felipe Carreras) deu novas linhas à atividade. O lazer passou  a fazer parte do planejamento, agora moradores e turistas têm a oportunidade de se aproximarem e vivenciarem a cidade de um jeitinho bem especial, através de projetos como a ciclofaixa de turismo e lazer; o Projeto Recife Antigo de Coração, que fechou o bairro do recife no último domingo de alguns meses; e o Projeto de Sensibilização Turística, conservado da gestão anterior, nominado anteriormente de Conheça o Recife.
Em 2013, o carnaval de Recife e Olinda continuou único e especial, cada um com suas singularidades. Olinda desde as prévias, ainda em 2012, já anunciava um belo carnaval. Recife e seu carnaval multicultural, de Naná e seus 500 batuqueiros, com sua poteose no Galo da Madrugada, onde 32 orquestras e mais de 60
cantores embalaram as mais de 2,5 milhões de pessoas no Galo.

O Turismo em Pernambuco no ano de 2013 recebeu o Projeto Praia Sem Barreiras, permitindo o banho de mar, muitas vezes inéditos, para pessoas com deficiência. Recife também ganhou nova sinalização turística, com informações em Português, Inglês e em Braile. A preocupação com a sustentabilidade também foi evidente, o Projeto Praia Limpa retomou suas atividades, conscientizando a população e os turistas sobre a importância de se manter a praia limpa.

A paixão de Cristo de Nova Jerusalém, em Brejo da Madre de Deus, recebeu mais de 8mil pessoas por dia nos 10 dias de espetáculo. Em Recife, o evento no Marco Zero da cidade também atraiu milhares de pessoas e já se tornou marca da semana santa recifense.
O São João de Pernambuco foi grandioso como sempre, Caruaru (Maior São João do Mundo) teve mais de 30 dias de festa. Recife teve 8 polos de São João, onde quadrilhas, shows e poesia fizeram do arrasta-pé um ambiente cultural e característico.

Grandes eventos como a Mostra Internacional de Turismo - MIT, EQUIPOTEL e FENEART movimentaram o Centro de Convenções de Pernambuco, assim como o 8º Congresso Brasileiro de Turismo e o evento Pernambucando. A Copa das Confederações 2013 atraiu Espanhóis, uruguaios, Italianos e Japoneses para Pernambuco, pois estas seleções realizaram partidas na Arena Pernambuco, mostrando que Pernambuco está se preparando muito bem pra Copa do Mundo FIFA 2014.

Perdas significativas também marcaram o ano turístico do estado em 2013. A jovem turista paulista Bruna Gobbi faleceu num ataque de tubarão na Praia de Boa Viagem (Praia Urbana mais bem sinalizada do mundo), após desobedecer as normas de segurança da praia. Grandes artistas da cultura pernambucana subiram aos céus neste ano, em julho o cantor e sanfoneiro Dominguinhos, em outubro o sanfoneiro Arlindo dos 8 Baixo também nos deixa. E em dezembro, o Rei do Brega, Reginaldo Rossi, deixou pra sempre de conversar com o Garçom.

Fernando de Noronha e Porto de Galinhas continuarão sendo destinos procurados por milhares de turistas, característica que deve se manter no ano vindouro. 2014 já começa com uma grande novidade, Recife e Olinda terão uma linha de ônibus turística, tornando assim mais agradável o passeio dos nossos visitantes. 






0 comentários:

Postar um comentário