segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Assuntos:

Mais 11 bairros e 12 ruas serão fechadas para o lazer no Recife

Social


Uma rua livre de carros e à disposição dos moradores. Juntos e em maioria, eles poderão decidir se vão usá-la com quadra de vôlei, de futebol, pista de skate ou o que mais a criatividade permitir. A ideia, que já havia sido anunciada pela Prefeitura do Recife, agora já está formatada e com os bairros a serem atendidos com os nomes definidos. Será implantada aos domingos e feriados, das 8h às 17h, dentro do projeto Lazer na Rua, da Secretaria de Turismo e Lazer da Prefeitura do Recife (PCR), a partir de 6 de outubro. Por enquanto, 11 bairros e 12 ruas serão beneficiados com a iniciativa, mas quem quiser abraçar a causa poderá se inscrever através de um edital a ser lançado pela PCR. É necessário, no entanto, que 90% dos moradores topem o bloqueio da rua para carros. Outra condição para receber o projeto é que não pode haver bares e restaurantes na rua e a via não pode estar próxima de hospitais.

Os bairros atendidos pelo projeto são Boa Viagem, Afogados, Santo Amaro, Arruda, Brasília Teimosa, Encruzilhada, Alto do Mandu, Ibura, Torre, Vasco da Gama e Rosarinho. Entre as ruas bloqueadas estão a Rua da Aurora (Santo Amaro), Avenida Boa Viagem (segundo jardim), a Euclides da Fonseca (Encruzilhada), a Austragésilo (Arruda) e a Tupiniquim (Santo Amaro). O Alto do Mandu terá duas ruas beneficiadas, mas ainda estão sob a avaliação da Prefeitura do Recife. 

“Escolhemos bairros sem muita verticalização, pois edifícios já possuem espaços de lazer”, explicou o secretário de Turismo e Lazer, Felipe Carreras.
 Os moradores ficam livres para escolher o tipo de lazer, mas nesses locais não podem ser promovidos shows. O secretário explicou que a Companhia de Trânsito e Transportes Urbanos (CTTU) e a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano também apoiarão a iniciativa. “Serão colocados cavaletes nas ruas e avisaremos com antecedência aos moradores sobre o fechamento. Somente eles poderão circular com seus carros na rua”, esclareceu Carreras.

Em Boa Viagem, um dos bairros beneficiados, a notícia levantou a velha discussão sobre o trânsito. “Defendo andar mais a pé. “, afirmou a consultora em recursos humanos Magui Guimarães, 63 anos. A universitária Camila Galvão, 21, concorda. “Domingo é um dia de pouco movimento, então acho que dá para fechar a rua sem problema”. Já o advogado Onildo Trajano, 76, disse que está preocupado com o engarrafamento. “O trânsito será desviado para a Conselheiro Aguiar e a avenida ficará sobrecarregada de carros”.

Fonte: Pernambuco.com


0 comentários:

Postar um comentário