A Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) chegou ao fim este domingo (14). O evento bateu recorde de público em relação à edição de 2012. Segundo a organização da feira, cerca de 320 mil pessoas passaram pelo Centro de Convenções, em Olinda, durante onze dias. No ano passado, o público foi de 312 mil.
A Fenearte também comemora este ano o aumento de 10% nas cifras de negócios fechados. A 14ª edição movimentou aproximadamente R$ 44 milhões. O casal de namorados, Elizardo Lisboa, 23, e Priscilla Moura, 23, contribuiu para o sucesso do evento. O biólogo e a estudante gastaram R$ 70 em dez peças. “Como gosto de animais, escolhi este aqui para colocar em cima da minha mesa”, disse ele, tirando um pequeno jacaré de madeira da sacola. Outro casal também se mostrou satisfeito com a feira. Os artesãos Leonardo Barros, 57, e Rosângela Araújo Barros, 54, vão voltar para Caruaru, no Agreste, sem nenhuma mercadoria encalhada e com pedidos suficientes para três meses de trabalho. Eles vendem bonecas de pano e marcaram presença no evento pelo quinto ano consecutivo. “Compesa expor aqui. Cada ano é melhor do que o outro. Pelo menos para nós”, conta ela, sem esconder a empolgação.
A coordenadora da Fenearte, Patrícia Lessa, disse que viu como positivo a duração deste ano da feira, de onze dias, um a mais do que na edição anterior. “Este ano, tivemos uma quinta-feira a mais. Também ampliamos o horário nos fins de semana. Passamos a abrir às 10h”, avaliou. Segundo ela, estas duas medidas devem se repetir em 2014. Este ano a Fenearte homenageou as mulheres rendeiras e ofertou cerca de 800 espaços, com artesanatos da cultura local, de outros Estados e países.